Mapas

O Mapa Gestão de Resíduos Sólidos é uma plataforma que reúne informações que influenciam a gestão dos resíduos sólidos. No mapa 3D, pode-se navegar por todo o território nacional, e conhecer de perto a realidade da gestão de resíduos: unidades de triagem, reciclagem, tratamento e disposição final, além dos Consórcios Públicos e fluxos de resíduos. O conhecimento dessas estruturas é fundamental para tirar do papel a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o novo Marco Legal do Saneamento.

Também é possível acrescentar camadas de base e infraestrutura, e visualizar rodovias, ferrovias, portos, unidades de conservação e outras camadas de interesse, de forma integrada com imagens de satélite.

Alimentado pelas mesmas bases de dados que formam os painéis e os relatórios (SNIS, CTF-APP e IBGE) o mapa interativo convida o usuário a explorar com maior liberdade as informações selecionadas, sendo possível sobrepor recortes territoriais e alternar entre seleções, de forma a complementar as análises realizadas.

O mapa apresenta recursos que ampliam a experiência e o escopo de utilização pelos usuários. É possível que sejam aplicadas diferentes escalas, transparências de camadas, ângulo de visualização ou ainda recortes territoriais específicos. Os recortes, em especial, apresentam a versatilidade de poderem ser aplicados como filtros territoriais por busca textual ou listagem, seleção por desenho de polígonos ou rotas lineares ou, ainda, pela adição de arquivos espaciais vetoriais (gejson, shp[zip] ou kml).

Outra facilidade que os usuários encontrarão é a adição de arquivos espaciais vetoriais próprios, como recortes de propriedades, localização possível de instalação de empreendimentos ou área de atuação de alguma unidade de manejo. A adição de camadas poderá ser realizada também através dos repositórios geográficos provenientes do Catálogo de Geoserviços da INDE.

Os usos possíveis são amplos. Caso o usuário esteja estudando um plano de negócios, esteja conduzindo uma pesquisa científica ou articulando estratégias consorciadas, ele pode desenhar no mapa novos arranjos territoriais e rotas logísticas de escoamento, com a funcionalidade de filtro por desenho espacial. Caso tenha uma área em mente, pode utilizar a funcionalidade de filtro regional, selecionando um bioma, uma bacia hidrográfica ou um conjunto de municípios costeiros, por exemplo. O usuário pode verificar ainda como está o manejo de resíduos em seu município e nos municípios vizinhos, e assim ter informação de melhor qualidade para elaborar soluções.

O Atlas de Recuperação Energética indica as regiões com maior potencial para investimentos em recuperação energética de resíduos sólidos. São exibidas as unidades de recuperação energética, as linhas de transmissão e gasodutos, o potencial energético dos resíduos e as oportunidades de aproveitamento.  É uma ferramenta essencial para orientar investimentos, leilões de energia e a diversificação da matriz energética brasileira.

O Atlas de Destinação Final ABETRE são mapas estáticos elaborados pela ABETRE - Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes - com informações sobre a Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos (atualização março/2022).